CONSTRUÇÃO MODULAR
A indústria 4.0 trouxe muitas transformações para a construção civil visando otimizar processos, aumentando sua qualidade. Nesse sentido, a construção modular é uma dessas ideias incríveis que têm crescido no mercado brasileiro, após se tornar sucesso no mundo.
No entanto, engana-se quem acha que construção modular é um conceito novo. Esse tipo de construção pré-fabricada atravessa a história da arquitetura mundial, eventualmente com práticas e logísticas diferentes, que vêm se modernizando dia após dia. Desse modo, a metodologia atual da construção modular ganhou espaço nos últimos anos graças à revolução tecnológica e à busca constante por formas de construir casas e prédios com qualidade, segurança, economia, agilidade e redução na geração de resíduos.
O QUE É CONSTRUÇÃO MODULAR?
Construção modular é um método de construção civil que se baseia em módulos individuais que são pré-fabricados em linha de montagem e instalados no local da obra. Estes módulos podem ser feitos de madeira, vidro, concreto, aço/steel frame e outras matérias-primas utilizadas na construção pré-fabricada.
Desse modo, essa metodologia comporta diversas técnicas e é eficiente para a produção industrial por permitir processos simultâneos. Assim, os custos são reduzidos, bem como o prazo da obra.
As construções modulares no Brasil também podem ter designs diversos, sendo possível criar qualquer estilo. Portanto, a versatilidade, tanto no campo da engenharia quanto no âmbito arquitetônico, é um ponto característico desse tipo de empreendimento.
O QUE É CONSTRUÇÃO OFFSITE?
A construção industrial ou construção offsite são também termos para designar a construção modular. A tradução para offsite seria “fora do local de construção”, o que traduz também a metodologia da construção modular.
TIPOS DE EDIFICAÇÕES QUE PODEM SER FEITOS COM A CONSTRUÇÃO MODULAR
Primeiramente, são infinitas as possibilidades de construção com esse método pré-fabricado. Como dissemos, a construção rápida e versátil faz com que essa tendência seja cada dia mais explorada e experimentada. Portanto, o ponto-chave nesse tópico é: não existem limitações!
Além disso, toda construção feita nos métodos tradicionais pode ser adaptada a projetos especiais com construção modular. Dessa forma, lojas, galpões, escolas, residências, hotéis, refeitórios, edifícios e tudo o mais o que você puder imaginar se torna viável.
QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA CONSTRUÇÃO MODULAR?
Os projetos de construção modular apresentam diversas vantagens como menor poluição ambiental como redução de ruídos e poluição do ar. Por serem projetos que demandam um ambiente mais seguro, esse tipo de construção promove melhorias nas condições de trabalho e reduz os riscos de acidentes.
Os projetos de construção modular dialogam bem com as ferramentas BIM, que permitem visualizar e avaliar as instalações hidráulicas, mecânicas e elétricas. Além disso, também auxiliam na identificação das medidas de eficiência mais rentáveis.
É possível listar outros benefícios que fazem diferença na hora de ponderar sobre sua escolha. Confira:
RAPIDEZ
A principal característica da construção pré-fabricada é a rapidez do desenvolvimento do projeto, por isso ela é conhecida também como construção rápida. Afinal, construções feitas com essa metodologia podem ocorrer durante os demais processos de um canteiro de obras, reduzindo o tempo de execução da construção. Não é necessário esperar por condições adequadas de terreno, uma vez que os módulos são planejados e executados de forma independente, dentro de fábricas. Desse modo há a redução das chances de atraso por conta do mau tempo e de outras adversidades.
Segundo o site do Modular Building Institute (MBI), a entrega de uma edificação modular costuma ser de 30% a 50% mais rápida em comparação aos métodos convencionais. Além disso, a construção pode ter de 60% a 90% do seu processo feito em linha de montagem, o que é um índice de otimização importante, sobretudo em relação às construções feitas de forma convencional.
O mercado mundial da construção modular deve crescer US$ 51,9 bilhões até 2025, segundo relatório da Reportlinker.
SUSTENTABILIDADE
Esse sistema construtivo casa bem com o conceito de green building. Isso porque a criação dos módulos é controlada e precisa, o que gera uma quantidade de entulhos muito inferior, tornando menor o desperdício de material. Além disso, a construção modular ganha da alvenaria quando o assunto é demolição e impacto no meio ambiente, já que essas edificações podem ser transferidas de um lugar para outro. Vale mencionar ainda que prédios e casas modulares podem ser mais eficientes inclusive no consumo de energia e água, visto que é possível incorporar facilmente painéis fotovoltaicos e estrutura para captação da chuva.
QUALIDADE E CONTROLE
O controle sobre os recursos, a assertividade no cronograma e nos custos, além de a produção dos módulos ser feita em ambientes fechados são apenas alguns dos benefícios do gerenciamento da obra para quem investe nessa metodologia de edificação. A construção modular opera com padrões e normas iguais ou ainda mais criteriosas que os utilizados nas edificações construídas de modo convencional, ao passo que esse mesmo princípio de normas criteriosas é aplicado aos materiais utilizados. Além disso, a área de segurança do trabalho também é beneficiada! Afinal, com esse método construtivo, o esforço braçal dos trabalhadores e o risco de acidentes no ambiente de construção são minimizados.
VERSATILIDADE
Embora algumas pessoas sejam resistentes por não conhecerem bem as possibilidades da construção modular, essa resistência acaba ao ser constatada a versatilidade desse método. Afinal, com edificações permanentes ou realocáveis, casas modulares simples ou luxuosas, o leque de possibilidades se expande dentro da engenharia civil e da arquitetura.