PEDRAS COM FERRUGEM, E AGORA?
ENTENDA O QUE É A FERRUGEM E COMO ELIMINÁ-LA.
Já encontrou manchas de ferrugem em pedras como mármore ou granito?
A ferrugem é um tipo de patologia comum nestas pedras, pois são rochas compostas por diversos tipos de minerais primários com uma resistência variável à produtos de limpezas mais fortemente reativos, intemperismo químico e agentes ambientais agressivos como o ar poluído e chuva ácida.
A medida que a pedra vai se decompondo, ela se transforma em um mineral secundário. Ao se transformar, o mineral libera alguns elementos químicos que causam o surgimento da ferrugem.
Esta ferrugem nada mais é que uma alteração dos minerais transformados em óxido ou hidróxido de ferro, o que resulta nas colorações amareladas, alaranjadas, e castanho-avermelhadas. Granadas ferríferas em granitos brancos e magnetitas em granitos, quando alterados, liberam estas manchas, conhecida como a ferrugem.
Mas e agora, como retirar a ferrugem?
O oxilene é um produto bastante utilizado para remoção de ferrugem. Este produto deve ser aplicado com um pincel, e com a utilização dos EPI’s básicos, como um par de luvas e uma máscara para o rosto.
É imprescindível que o produto seja aplicado à sombra, para que a mancha não seque até o oxilene agir e remover totalmente a mancha, caso contrário, o produto pode secar com os resíduos já retirados e deixar um aspecto amarelado na superfície. Por isso, recomenda-se fazer este serviço durante o dia, para que haja um acompanhamento e de tempo em tempo, remexer e manter o produto bem molhado para evitar sua secagem. Após o produto agir e retirar totalmente a ferrugem, basta lavar a superfície com água.
A quantidade de produto e o tempo para o mesmo agir não pode ser definido, pois depende da extensão e profundidade da ferrugem na superfície, visto que o oxilene retira as manchas das mais profundas até as mais superficiais, de forma bastante gradativa.
É importante realizar este tipo de serviço com uma correta orientação e de preferência com um profissional que já entenda do assunto e que saiba executar de forma correta.
Gostou da matéria? Compartilhe e deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo!