EPI’s: EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL.
Mas quais equipamentos são estes?
Os EPI’s são equipamentos de uso em obra obrigatórios por norma, a NR 6. Estes equipamentos tem a função de proteger o trabalhador contra possíveis riscos e ameaças a sua saúde e segurança. Dentre os EPI’s, abaixo citamos os mais comuns para construção civil:
- Capacete;
- Óculos;
- Máscara;
- Protetor auricular;
- Luvas;
- Botina;
- Cinto de segurança com dispositivo trava-queda ou talabarte.
A maioria destes equipamentos devem ser utilizados durante toda a obra, pois são proteções para vários serviços a serem executados na construção civil. Porém, há alguns EPI’s que somente são exigidos em determinadas situações, como por exemplo o cinto de segurança, que deve ser utilizado apenas para execução de trabalhos em altura.
Os equipamentos devem possuir CA, Certificado de Aprovação, que é um documento emitido pelo órgão nacional competente quanto a segurança e saúde no trabalho, no Ministério do Trabalho e Emprego.
As empresas devem fornecer gratuitamente os EPI’s em perfeito estado de utilização e conservação aos seus colaboradores, averiguando periodicamente que os trabalhadores estão utilizando-os de forma correta. Para isso, é imprescindível que os funcionários façam o treinamento adequado sobre estes equipamentos, sobre a NR 6: como funcionam, qual sua função e como conservá-los.
Ambas as partes, tanto empresa quanto funcionário, devem exigir e utilizar os EPI’s de forma adequada e conforme a norma. A utilização do EPI garante segurança para vida do trabalhador, e não há nada melhor que fazer o seu trabalho em segurança. Se cada um fizer sua parte, podemos contribuir para índices cada vez menores de acidentes e obras mais seguras.
A LF Construtora preza pela segurança dos seus colaboradores, fazendo do ambiente de obra mais seguro para todos.
Gostou da matéria? Ficou alguma dúvida? Fale conosco aqui abaixo deixando seu comentário e compartilhe nosso post para divulgar a segurança na construção civil.