EMBOÇO OU REBOCO? ENTENDA A DIFERENÇA!

EMBOÇO OU REBOCO? 

EMBOÇO

Após executar o chapisco em uma parede, é preciso dar um acabamento, e a primeira etapa é o emboço. O emboço tem como função regularizar a superfície do chapisco realizado, além de preparar a parede para duas possíveis situações:
1. Para receber o reboco, caso o acabamento final da parede será pintura;
2. Ou para assentamento de revestimento cerâmico.

O emboço pode ser feito entre um traço de 1:2:8 ou 1:2:9, sendo os materiais os seguintes, nesta ordem: uma parte ou volume de cimento para duas partes de cal para oito ou nove partes de areia média ou grossa e por fim, água. 

A cal possibilita uma maior flexibilidade e aderência, além de melhor trabalhabilidade desta pasta produzida. 

O emboço também tem função de impedir a penetração da água e de outros agentes nocivos na parede. 

É importante esperar o tempo de cura da camada realizada de pelo menos 24 horas para dar uma segunda demão, se for necessário. 

REBOCO

O reboco é o próximo passo para dar o acabamento final em paredes que irão receber o revestimento final de pintura, conferindo um aspecto plano e liso à superfície.

O reboco pode ser feito com um traço de 1:2:6 com os seguintes materiais, nesta ordem: uma parte de cimento para duas partes de cal para seis partes de areia fina e por fim, água. 

Em algumas situações, é possível acrescentar aditivos à esta pasta, com determinadas funções que variam de acordo com a necessidade do serviço em questão, como por exemplo aditivos impermeabilizantes, com função de impedir a passagem de água até a alvenaria. É importante que os aditivos a serem acrescentados à esta massa sejam comprovados por normas técnicas e por meio de ensaios laboratoriais, para não causar um efeito contrário ao reboco. 

A norma técnica referente ao emboço e reboco é a NBR 7200: Execução de revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Procedimento. 

Na hora de executar esta etapa da obra, é importante verificar os projetos e quais os acabamentos finais que as paredes irão receber, para então, definir se é preciso realizar emboço e/ou reboco. É importante verificar todos os materiais que compõe as pastas, verificando as fichas técnicas e validades, para garantir um serviço com qualidade. 

Gostou do post? Deixe seu comentário abaixo e tire suas dúvidas com nossa equipe. Dê também sugestões do que você gostaria de ver aqui em nosso blog, e divulgue conhecimento para seus amigos e familiares! 

 

 

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu