SOU SÍNDICO, E AGORA? ENTENDA COMO NOSSO MANUAL PODE AUXILIAR.

É síndico do seu condomínio e está com dúvidas quanto as suas obrigações e responsabilidades?
Nosso Manual de Manutenção Predial do Síndico pode te orientar.

O síndico é responsável pela administração do condomínio, ou seja, é quem cuida das finanças, como orçamento de receita e despesa, e dos funcionários; das manutenções e reparos inerentes as áreas comuns do prédio; convoca assembleias e reuniões, além de representar legalmente o condomínio.

O síndico, por representar o condomínio, é quem será intimidado legalmente em caso de algum acidente que envolva o prédio, seja com uma pessoa dentro ou fora do edifício, por motivos inerentes ao edifício em si, como por exemplo um choque elétrico ou o desprendimento de uma cerâmica em alguém.

É importante manter as manutenções preventivas dos sistemas que compõe o prédio em dia para evitar quaisquer acidentes, e é nesta hora que o síndico pode utilizar o manual para se orientar.

O Manual de Manutenção Predial do Síndico é um documento elaborado com o intuito de orientar o síndico do condomínio sobre as vistorias e os serviços a serem executados de todos os sistemas de uso comum do condomínio. Seguindo um plano de manutenção preventiva, é possível conservar melhor o edifício e minimizar, podendo até eliminar, os possíveis riscos de danos e patologias, além de oferecer maior conforto e segurança a todos os condôminos.

Este manual é um documento exclusivo para cada edifício, sendo elaborado de acordo com especificações e necessidades de cada prédio em questão, não podendo ser utilizado de forma generalizada para outros condomínios.

Através de avaliações técnicas, ensaios, e testes, é preciso verificar a atual situação de todo o condomínio, analisando todos seus sistemas. A partir destas avaliações é importante realizar checklists com todas as vistorias e serviços executados, incluindo todas as etapas e os determinados detalhes, para avaliar os dados e gerar registros permanentes, como laudos e relatórios, para o condomínio, passando de síndico para síndico. Desta forma, é possível definir as frequências e periodicidades de cada tarefa, podendo prever os serviços futuros, além de verificar possíveis irregularidades dos sistemas.

Com todas as manutenções em dia conforme as devidas normas e regulamentos, e com todas estas informações devidamente registradas, a gestão de síndico para síndico é bastante facilitada. Além disso, aumenta-se significativamente a vida útil do prédio, criando um condomínio sustentável, resistente, confortável e principalmente seguro para todos os condôminos.

Detalhes e dados importantes inerentes a estas manutenções dos sistemas e os devidos registros do condomínio devem incluir:

  • Datas de execução de todas as manutenções;
  • Descrição dos serviço que contemplam a manutenção;
  • Durabilidade e/ou vida útil dos insumos envolvidos;
  • Fornecedor e/ou empresa responsável pela execução do serviço;
  • Informações dos materiais, equipamentos e ferramentas utilizados;
  • Instruções detalhadas e o passo a passo de como utilizar os sistemas;
  • Irregularidades encontradas, se houver;
  • Leis, normas, regulamentos inerentes ao serviço de manutenção;
  • Periodicidade estimada;
  • Procedimentos em casos de emergências;
  • Processos de montagem e desmontagem;
  • Sugestões e orientações de tentativa de soluções e tratativas propostas e/ou executadas para possíveis irregularidades.

Dentre os itens que pertencem ao condomínio, ou seja, que são de uso comum entre os condôminos, que devem ser vistoriados e precisam de manutenção periódica:

ITEM

1. Alarmes, dispositivos e equipamentos de segurança em geral
2. Antenas coletivas
3. Bombas: d’água/de recalque
4. Corrimãos
5. Caixa d’água e reservatórios
6. Caixa de gordura e esgoto
7. Cobertura em geral
8. Elevadores
9. Esquadrias: janelas e portas
10. Extintores
11. Fachada: revestimento (cerâmica, pastilhas, rejunte, pintura)
12. Gás
13. Grupo Gerador de Energia
14. Hidrantes
15. Iluminação de emergência
16. Instalações elétricas em geral: acabamentos elétricos, fusíveis; lâmpadas, luz piloto; quadros elétricos
17. Instalações hidráulicas em geral
18. Interfones
19. Jardins e paisagismo
20. Pintura
21. Portas corta fogo
22. Portões automáticos e/ou eletrônicos
23. Ralos
24. Revestimentos cerâmicos: pastilhas, porcelanato, rejunte
25. SPDA: Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (para raios)
26. Telhas e calhas

Os sistemas e suas especificação variam com os condomínios e suas necessidades, mas a maioria destes itens citados fazem parte de um prédio multifamiliar. 

Gostaria de um manual deste para o seu condomínio? Entre em contato conosco para solicitar um orçamento, estamos à disposição para atendê-los. 

Deixe sua dúvida, comentário e/ou sugestão abaixo, queremos saber a sua opinião! Se você gostou do post, compartilhe com amigos e familiares! 

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu