Na hora da pintura final, é preciso preparar a parede para receber a tinta. Mas afinal, qual produto utilizar?
Fundo preparador ou selador?
Muitas vezes não utilizados ou até mesmo não conhecidos, há determinados produtos que devem ser utilizados anteriormente a tinta final das paredes, sejam elas internas ou externas. Produtos como o fundo preparador e o selador tem como objetivo melhorar o acabamento final da pintura da parede.
O fundo preparador é uma tinta sem cor, com um leve aspecto de brilho, e tem função de aumentar a aderência da tinta na parede. O fundo preparador possui uma base acrílica ou esmaltada, que proporciona a fixação da tinta na parede.
O fundo preparador pode ser usado em qualquer tipo de parede, seja com reboco ou pinturas prévias, ambos novos ou velhos, pinturas com cal e em paredes de gesso.
Além disso, o fundo preparador é indicado para aplicar em paredes com manifestações patológicas, como mofo, descascamento de pintura e esfarelamento de reboco. Mas atenção: é preciso primeiro realizar os procedimentos adequados de limpeza e tratamento das paredes com estes tipos de problemas, de acordo com cada situação, para depois iniciar a pintura com o fundo preparador.
Já os seladores são normalmente vendidos na cor branca e possuem aspecto fosco. O selador deve ser utilizado em parede com reboco novo e curado (seco), ou uma parede com superfície muito porosa, com objetivo de selar os poros. Ao selar estes poros, a tinta final será menos absorvida pela parede, resultando em melhor acabamento final da mesma e economia de tinta.
O selador também pode ser usado em blocos de concreto, concreto aparente e fibrocimento, pois ao aplicar o selador, as partículas do produtos expandem e proporcionam maior uniformidade.
Na hora de pintar, é importante recorrer a profissionais tecnicamente qualificados para garantir um resultado final de qualidade!
A LF Construtora possui uma equipe altamente qualificada para melhor atender seus clientes. Vai construir ou reformar? Entre em contato conosco e solicite um orçamento!
Gostou deste post? Deixe nos comentário sua opinião e sugestão de temas que você gostaria de ver por aqui!