O QUE É DESIGN BIOFÍLICO?

Descubra agora o que é design biofílico, e como ele altera o ambiente que vivemos.

O Design Biofílico é uma forma inovadora de criar ambientes naturais que melhoram nossa saúde e bem-estar. A palavra “biofílico” vem de “biofilia”, que pode ser definida como o amor à vida ou aos sistemas vivos. Nesse sentido, em um mundo urbano de tecnologia e arquitetura industrial, essa conexão fundamental pode, às vezes, parecer quase perdida. Portanto, o Design Biofílico chega para resgatar os ambientes naturais e trazê-los aos espaços construídos pelo homem.

O design biofílico cria ambientes que valorizam a natureza, para trazer mais vida e bem-estar físico e mental para os moradores. A principal forma de investir nessa tendência é o uso de plantas dentro de casa, em espaços de descanso como na sala e no quarto. Também dá para criar um telhado e/ou parede verde, bem como aproveitar da melhor maneira possível a vista para a natureza, caso seu imóvel tenha alguma. Outro cuidado que se tem na tendência do design biofílico é o melhor aproveitamento da iluminação natural e da ventilação, deixando janelas e portas abertas.

A OMS já reconheceu o estresse no trabalho como uma das maiores causas da depressão. Por isso, a aplicação do Design Biofílico é muito importante não só nos espaços pessoais, mas, particularmente, em áreas produtivas, como escritórios e outros ambientes de trabalho. Problemas de saúde e falta de bem-estar também podem resultar em baixo desempenho e produtividade, perda de tempo de trabalho e aumento de custos.

Incorporar elementos da natureza diretos ou indiretos no ambiente construído é fundamental. Isso ajuda a reduzir os níveis de estresse, a pressão arterial e as frequências cardíacas, ao mesmo tempo que aumenta o bem-estar geral.

 

 

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu