Peças de granito como bancadas de cozinha e banheiro são bastante resistentes e fáceis de limpar, certo? Sim, mas, há cuidados específicos que, se negligenciados, podem danificar a pedra de forma irreversível.
Continue lendo o post e saiba como cuidar corretamente das suas peças de granito.
Na hora de limpar sua bancada de granito, a primeira observação é não utilizar produtos químicos abrasivos e limpadores com ingredientes ácidos, como o vinagre.
Seguindo esta observação, alimentos e líquidos ácidos como suco de limão, vinagre e refrigerantes também devem ser mantidos longe do granito. Caso ocorra algum acidente e algum destes itens seja derramado na superfície, é preciso limpar o granito imediatamente com um pouco de desengordurante ou detergente neutro e água. A limpeza imediata impedirá o surgimento de possíveis manchas na pedra, e atenção: algumas manchas são irreversíveis!
Em geral, a limpeza usual da bancada deve ser feita com o desengordurante ou detergente neutro, pano de microfibras ou esponja macia, e de preferência com água morna. A utilização do álcool 70% também garante e higienização completa da bancada, removendo quaisquer impurezas e bactérias. Feito isto, basta secar a bancada. Vale ressaltar que o material utilizado, seja, desengordurante ou álcool, deve ser sempre utilizado em pouca quantidade e misturando com água, para evitar que o granito fique com aspecto embaçado e desbotado, além de manchas brancas.
Vale lembrar que a bancada não deve ser utilizada como tábua de corte em hipótese alguma, pois isto pode deixar cortes, furos e riscos na pedra.
Vamos falar sobre a remoção de 3 tipos de manchas: gordura, matéria orgânica e tinta.
1- Gordura:
Manchas de gordura como óleo de cozinha e leite, devem ser removidas primeiramente com detergente neutro e esponja. O próximo passo é fazer uma pasta de bicarbonato de sódio com um pouco de água e passar sobre a mancha.
Caso este passo a passo acima não funcione, vai a segunda recomendação: faça uma pasta com farinha ou mesmo o bicarbonato de sódio e 5 colheres de detergente. Em seguida, acrescente água até a mistura ficar com consistência pouco pastosoa, como um iogurte. Depois, aplique a mistura sobre a mancha e cubra a pasta com um plástico, como insulfilme. Remova o plástico e a pasta apenas no dia seguinte, após 24 horas, e lave a superfície com água.
2- Matéria orgânica:
As temidas manchas de café e chá podem modificar a tonalidade do granito, causando um aspecto marrom rosado na pedra. Mas há uma solução para isto: utilize um pouco de água oxigenada sobre a superfície manchada. A água oxigenada tem ação mais rápida, então, após aplicar sobre a pedra, é só limpar a bancada normalmente.
3- Tinta: As perigosas manchas de tinta, caneta e similares devem ser removidas com acetona ou thinner, nas pedras mais escuras. Já para os granitos de tonalidade mais clara, pode-se usar também a água oxigenada. Depois é só limpar a bancada normalmente.
A melhor prevenção para manter o bom estado de qualquer acabamento é realizar as limpezas corretamente, tanto com relação ao procedimento e materiais utilizados, quanto a periodicidade desta conservação.
O que achou das dicas, foram úteis? Deixe sua opinião nos comentários, e nos conte o que gostaria de ver em nossas redes sociais!