CONHEÇA OS 10 MAIORES ARRANHA-CÉUS DO BRASIL

CONHEÇA OS ARRANHA-CÉUS MAIS ALTOS DO BRASIL

Você sabe quais são os prédios mais altos do Brasil? Será que eles estariam na Capital Federal? Bom, que nada! Longe disso! Segundo a Emporis GmbH, empresa de mineração de dados sobre imóveis com sede em Frankfurt am Main, Alemanha, o Brasil possui os maiores arranha-céus em cinco cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Recife e Balneário Camboriú. Inclusive, estas cinco cidades estariam entre as cem com maior quantidade de arranha-céus do mundo. Sabia disso?

A saber, o primeiro edifício de grande porte construído no Brasil foi o Sampaio Moreira, em São Paulo, no ano de 1924. Também são construções emblemáticas da Engenharia e Arquitetura Brasileira os edifícios A Noite, no Rio, e Martinelli, em São Paulo. Ah! E caso você esteja se perguntando “Que tipo de prédio é considerado arranha-céu?”, te respondemos: somente aqueles com mais de 150 metros de altura.

One Tower (290 m)

Este arranha-céu está localizado em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Ele foi recém lançado, neste ano de 2022. Portanto, assumiu o primeiro lugar como o maior prédio do Brasil e o segundo mais alto da América do Sul.

Yachthouse Residence Club (281 m)

Este é um complexo residencial com duas torres, as lindas gêmeas, também Balneário Camboriú. Ele foi lançado em 2021 pelo Grupo Pasqualotto & GT, com design do escritório Pininfarina. Vale destacar que sua construção empregou 600 trabalhadores. Também foram usados 87 mil m³ de concreto, empregando a técnica outrigger. E, dentro, foram instalados 22 elevadores.

 

Infinity Coast Tower (234 m)

Mais um espetacular exemplar de Camboriú, este de 2019. Foi o maior arranha-céu do Brasil por um ano. Mesmo assim, é um dos mais altos da América Latina. Porém, olha que interessante, os construtores já afirmaram que jamais tiveram a intenção de atingir estas marcas.

Complexo Orion (181 m)

Este prédio, de 124,7 mil m², do ano de 2018, endereço de instituições, como o Museu Médico, também empregou muita gente, cerca de 550 trabalhadores. Ele pode até não ser o mais alto do Brasil, mas é bem alto, sim, podendo ser visto de vários pontos de Goiânia em um raio de aproximadamente 10 km.

Epic Tower (190 m)

Voltamos ao Balneário Camboriú para apresentar outro arranha-céu, este inaugurado em 2016.

Tour Geneve (183 m)

Este arranha-céu – residencial, empresarial e comercial – é do bairro de Altiplano, em João Pessoa, na Paraíba. E ele é o prédio mais alto da região Nordeste do Brasil, com vista deslumbrante para o mar e também para o seu próprio paisagismo ao redor. O destaque do seu projeto, de 2018, é a cisterna de reaproveitamento de 300 mil litros d’água, com direito a peixes decorativos, paredes vegetais e muitas áreas verdes. Um símbolo de conforto, bem-estar e sustentabilidade!

Millennium Palace (177 m)

Agora, um prédio de apartamento de Camboriú, do ano de 2014, que também já foi o maior arranha-céu do Brasil. Ele está localizado bem pertinho da praia e tem quase o dobro da altura dos prédios vizinhos. Já discutimos no Engenharia 360 sobre essa questão do conflito na paisagem urbana no Balneário; veja a seguir: Balneário Camboriú: patrimônio histórico perde para arranha-céus de luxo.

Kingdom Park Vaca Brava e Splendia Tower (175 m)

O oitavo lugar é dividido por dois arranha-céus, ambos de 2019. O primeiro, está localizado em Goiânia. E o segundo está no Balneário Camboriú.

Concórdia Corporate e Platina (220m)

Respectivamente inaugurados em 2017 e 2022, estes prédios dividem o nono lugar. O primeiro, pertence à incorporadora americana Tishman Speyer e à Construtora Caparaó, está localizado no bairro Vila da Serra, em Nova Lima, Minas Gerais. Detalhe: é a maior construção de edificação metálica do país; o segundo prédio comercial mais alto do país; e o mais alto da região Sudeste. Um projeto de 2017, pré-certificado para receber o selo de sustentabilidade LEED Gold.

Quanto ao segundo prédio, é um arranha-céu de uso misto localizado no bairro do Tatuapé, em São Paulo. Um ano antes, quando o seu 50º andar foi concluído, a 172 metros, a construção já se tornou o arranha-céu mais alto de São Paulo – dois metros mais alto que o Mirante do Vale, que permaneceu na posição por mais de cinquenta anos. E precisamos destacar que a 2 km está o Figueira Altos do Tatuapé, o maior residencial e o terceiro prédio mais alto da cidade. A saber, ele também tem selo de sustentabilidade!

Condomínio Edifício Mirante do Vale (170 m)

E terminamos a nossa lista com um prédio dos anos de 1960, cujo nome fantasia é Edifício W. Zarzur. Este arranha-céu está localizado em São Paulo também. Ele foi o maior do país e o 18º da América do Sul por quase meio século, só superado em 2014. Um projeto do arquiteto Waldomiro Zarzur.

Observação: Em julho de 2023, saiu a confirmação de que Balneário Camboriú, em Santa Catarina, tem 7 dos 10 arranha-céus mais altos do Brasil, impulsionados pelo turismo e investimentos imobiliários devido ao tamanho limitado da cidade. No momento, o One Tower continua sendo o mais alto.

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu