O telhado é uma etapa bastante importante na hora da construção, não somente pelo “toque final” que esta estrutura oferece a toda a edificação, mas também quanto a sua funcionalidade.
Na hora de determinar como será o telhado, há várias opções, desde variações quanto as águas do telhado, quanto ao tipo de material a ser utilizado. É importante considerar algumas informações sobre o local do terreno e futura edificação, como o clima e orientação solar. Também é preciso avaliar a disposição de manutenção pelo residente, ao longo da vida útil da edificação.
A imagem abaixo classifica os telhados de acordo com a quantidade de águas, ou seja, a quantidade de direções de escoamento de água pluvial que o telhado possui. Esta determinação vai de acordo com o tamanho da edificação, de forma que, quanto maior a casa, mais águas deve ter o telhado.
Definido a quantidade de águas do telhado, é hora de escolher o tipo de material. Listamos os principais tipos de telhados utilizados no Brasil na tabela abaixo:
Há vários modelos de telhas cerâmicas no mercado: americana, colonial, francesa, italiana, portuguesa, romana.
Por fim, é possível construir o telhado embutido ou aparente. O telhado embutido proporciona um visual mais moderno e “clean” a edificação. Já o telhado aparente, normalmente é projetado com um visual mais tradicional e colonial, típico do Brasil, porém, também pode ser modernizado.
Vale ressaltar a importância de realizar o projeto do telhado para garantir sua correta execução e resultado conforme, atendendo as necessidades e exigências do cliente.
Vai construir? Planeje e conte com profissionais qualificados para melhor executar sua obra. A construção consciente garante resultados satisfatórios e proporcionam melhor custo x benefício.
A LF CONSTRUTORA possui uma equipe altamente qualificada no ramo da Engenharia Civil para melhor atendê-lo. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!
Gostou da matéria? Compartilhe e deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo! Queremos saber a sua opinião!