Está na dúvida entre usar cortina ou persiana?
Neste post iremos falar sobre cada uma, incluindo suas características, vantagens e desvantagens. Leia o post até o final para fazer a melhor escolha!
Começando pelas cortinas, que são peças de tecido e são instaladas na vertical das esquadrias. As vantagens das cortinas inicia pela enorme variedade de tecidos, modelos e acessórios que compõe toda as peças.
Além disso, é possível confeccionar as cortinas sob medida, misturando várias cores e tendências diferentes. Desta forma, pode-se utilizar as cortinas em quartos, salas, e até banheiros, as possibilidades são infinitas!
Quanto ao custo, as cortinas mais simples e comuns tem seu valor inferior com relação às persianas. Porém, a vantagem quanto ao custo das cortinas se refere a limpeza e manutenção destas peças, pois é possível fazer a lavagem das cortinas na própria máquina de lavar.
As esquadrias de maior dimensão também se adequam melhor com cortinas, pois o funcionamento das persianas pode ficar inviável em uma grande extensão.
As cortinas podem proporcionar vários efeitos em um ambiente, mas possui características mais próximas dos estilos clássicos, românticos e rústicos.
Já quanto as desvantagens, as cortinas sujam e acumulam mais sujeira e poeira quando comparadas às persianas, podendo até acarretar mais problemas para alérgicos. Além disso, as cortinas ocupam maior espaço nos cômodos.
As persianas, por outro lado, possuem menos opções quanto a modelos, variedade e possibilidades de decoração. Estas peças proporcionam um estilo mais moderno e minimalista, que compõe de um ambiente mais planejado.
As persianas permitem a regulagem de entrada de ar e luz, e podem ser encontradas na horizontal ou vertical. Dentre os materiais que se encontram as persianas: PVC, alumínio, bambu, madeira, backout (poliéster com fundo opaco), metal, entre outros.
Dentre as vantagens das persianas, os modelos em madeira, metal ou PVC podem ser limpas apenas com pano seco. Os materiais utilizados normalmente não acarretam problemas respiratórios para alérgicos, além delas não acumularem tanta poeira quanto às cortinas.
As persianas também são menores e mais compactadas, sendo menos volumosas e se adequando bem em espaços pequenos.
Quanto às desvantagens, são peças que requerem cuidados mais específicos de manutenção para prolongar a sua vida útil. A limpeza de determinados modelos devem ser realizadas por profissionais habilitados para evitar a danificação das peças.
Por fim, por serem peças sob medida exata, normalmente possuem custo mais elevado quando comparado às cortinas, que podem ser ajustadas quanto as dimensões. Além disso, algumas persianas em uma mesma janela não configuram um esquema prático na hora de abrir ou regular a entrada de luz.
Então, para fazer a escolha certa, analise os seguintes itens e faça a escolha que melhor atende suas necessidades e preferências:
- Tamanho do cômodo: pequeno ou grande;
- Estilo do ambiente: moderno, rústico, minimalista, romântico;
- Abertura do cômodo: dimensões, sentido de abertura.
Gostou do post? Qual você prefere, cortina ou persiana, ou ambas? Em um próximo post, vamos falar sobre os modelos de cortinas e persianas, fique ligado em nossas redes sociais para ficar por dentro!
Deixe nos comentários abaixo sua opinião e sugestão para os próximos posts aqui no blog!