EPC são Equipamentos de Proteção Coletiva e são indispensáveis na construção civil, de acordo com a necessidade de cada obra. Estes equipamentos tem o intuito de reduzir ou até mesmo eliminar os possíveis riscos inerentes aos serviços executados em obra.
Listamos alguns EPC’s que podem ser utilizados em obra:
- Alarmes;
- Barreiras contra luminosidade e radiação;
- Bandejas de proteção;
- Cavaletes;
- Cones;
- Corrimãos;
- Chuveiro lava-olhos;
- Exaustores;
- Extintores de incêndio;
- Fitas de sinalização;
- Grades;
- Guarda corpo;
- Linha de vida;
- Placas de sinalização;
- Plataformas;
- Proteção contra ruídos e vibrações;
- Sensores de presença;
- Sistema de exaustão e ventilação;
- Sistema de iluminação de emergência.
Diferentemente do EPI, equipamento de proteção individual, o EPC tem função de proteger todos os envolvidos no ambiente de trabalho, de forma coletiva.
O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) é elaborado no início de uma determinada obra para identificar e classificar os possíveis riscos que poderem surgir. Com estes itens descritos, são determinadas os métodos de proteção contra estes riscos, onde são definidos quais os EPC’s devem ser utilizados durante a obra.
Após definir quais EPC’s serão necessários, é preciso treinar os colaboradores para ensinar como utilizar e preservar estes equipamentos, e o mesmo vale para os EPI’s. A utilização correta dos equipamentos de proteção contribuem para uma obra mais segura e produtiva, por proporcionar melhores condições de trabalho para todos.
Além disso, o cumprimento da utilização dos EPC’s é definido por norma (NR 9), portanto, sua negligência pode causar acidentes de trabalho e consequentemente gerar multas onerosas aos responsáveis.
Vai construir ou reformar? Planeje e conte com profissionais qualificados para melhor custo x benefício da sua obra, e não se esqueça dos equipamentos de proteção!
A LF CONSTRUTORA possui uma equipe altamente qualificada no ramo da Engenharia Civil para melhor atendê-lo. Entre em contato conosco para conhecer mais sobre nossa empresa.
Gostou da matéria? Compartilhe e deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo!