Fibra de Carbono: o que é preciso saber sobre essa solução para reforços estruturais?

A fibra de carbono tem se tornado popular nos últimos anos no canteiro de obras. Mas por que essa popularização? Continue a leitura para saber mais!

O que é?

Essa fibra é constituída por filamentos, em sua grande maioria, de carbono unidos com uma resina epóxi, tendo então um alto desempenho. Os fios de carbono são trançados de forma têxtil que gerando uma alta resistência e flexibilidade.

O resultado da junção da fibra com a resina, é um produto que possui baixo coeficiente de dilatação, rigidez, alta resistência, estabilidade térmica e outros, ou seja, uma inovação. Atualmente essa fibra é muito utilizada em peças de carro, aviões, capacetes e outros.

Como pode ser utilizada?

A utilização das fibras é uma solução utilizada no reforço estrutural de construções já existentes. Um exemplo é quando existem sobrecargas não previstas no projeto original ou por intervenções que podem fragilizar a estrutura.

As placas de fibra de carbono são fixadas nas estruturas que precisarão do reforço com o auxilio da resina. Após 24 horas, a fixação se torna resistente e pode ser revestida com argamassas, emboço e reboco, gesso, ou outros materiais.

Benefícios da fibra de carbono

Seu principal benefício é o fato de a fibra não sofrer corrosão, e nem com efeitos do tempo e clima, a tornando mais duradoura que o aço. Esta também não sofre com ação de ácidos e substâncias básicas e alcalinas.

A combinação da fibra de carbono é mais leve e resistente que o aço, isso facilita o transporte e aplicação das peças e reforços na construção.

Essa solução possui alta resistência e segurança, mas exige uma mão de obra especializada para sua aplicação.

Gostou do post? Entendeu por que a utilização da fibra de carbono está tão popular dentro do canteiro de obras? Deixa nos comentários o que achou e o que querem ver por aqui!

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu