INSTALAÇÕES DE ÁGUA QUENTE: ENTENDA COMO FUNCIONA.

O inverno chegou e que tal considerar água quente na sua casa?

Saiba mais e entenda como funciona a instalação de água quente.

A instalação de água quente deve ser previsto no projeto de instalações hidrossanitárias de qualquer que seja a edificação, seja casa ou prédio.

Os materiais utilizados para o fornecimento de água quente não são os mesmos para instalação de água fria. As tubulações e acessórios precisam ser resistentes ao calor, suportando temperaturas elevadas de até 70°C.

É importante contemplar no projeto um sistema de respiro, dispositivo destinado para garantir a saída de ar e/ou vapor da instalação, liberando-o e impedindo qualquer tipo de acidente, além de prolongar a vida útil dos materiais utilizados.

Para elaboração de projeto para instalações de água quente, deve-se recorrer a NBR 7198: Projeto e execução de instalações prediais de água quente.

Vale lembrar que os registros de gaveta devem estar posicionados à esquerda, conforme exigência normativa. Para o projeto de instalação dos aquecedores elétricos, devem constar tanto o termostato quanto o fio terra, que são os dispositivos indispensáveis de segurança.

Há algumas opções de materiais para execução de instalações de água fria. Confira abaixo 3 opções:

  1. CPV  (Policloreto de Vinila Clorado): Este tipo de material é um derivado do PVC (policloreto de vinila) que resiste à variações mecânicas, temperaturas de até 70º. A execução de instalações com este material é realizada com um adesivo plástico, ou “cola”, específico para fixação das tubulações e conexões. É um material que não sofre corrosão, possuindo uma vida útil elevada, além de ser antimicrobiano, o que permite que a água chegue às torneiras com bastante qualidade.
  2. PEX (Polietileno Reticulado Flexível): Este material suporta temperaturas de até 95º e pode conduzir tanto água fria quanto água quente. O PEX é mais utilizado para instalações hidráulicas de banheiras e chuveiros, devido sua flexibilidade para montagem e curvas e sua alta resistência à altas pressões. A instalação deste material é  bastante simples: basta uma tesoura corta-tubo para regularizar o tamanho dos tubos, depois, utiliza-se uma ferramenta que desliza um anel metálico pelos tubos para proporcionar estanqueidade entre os tubos e as conexões.
  3. PPR (Polipropileno Copolímero Random – tipo 3): É um material realizado por meio do processo de termofusão, onde se aquece (temperaturas de até 260º) e funde os tubos e conexões, criando uma tubulação contínua. É um material não tóxico, livre de corrosão e incrustações, além de suportar picos de temperaturas. Além disso, a execução deste tipo de instalação requer uma mão de obra especializada.

O que achou do post? Deixe nos comentários a sua opinião e sua sugestão do que gostaria de ver por aqui!

Pensou em instalar água quente na sua casa? Entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento! (31) 3035-116 ou (31) 9 9517-1616 (possui whatsapp).

É obra? Conte conosco! 

 

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu