Por quê limpar as calhas? Entenda porque não se deve negligenciar a limpeza das calhas.
A limpeza das calhas é um tipo de manutenção preventiva fundamental para permitir o perfeito funcionamento delas, que é basicamente coletar e escoar a água das chuvas que caem sobre a cobertura ou telhado. Sem a limpeza as calhas podem entupir e comprometer a saída destas águas pluviais, o que pode causar vários problemas para sua casa ou prédio. Por isso, é importante se atentar para as calhas, principalmente nesta época chuvosa!
A obstrução dos coletores das calhas e das tubulações de descida reduz a capacidade de vazão da água, podendo até impedir totalmente a sua passagem. Com isso, há uma sobrecarga de todo o sistema de coleta e escoamento de água, causando deformações nos seus componentes. Como consequência a vida útil de todo o sistema é reduzida, estendendo os danos à estrutura, como a casa ou prédio em questão.
Um dos principais problemas ocasionados devido a falta de limpeza das calhas é o transbordamento e consequente infiltração, causa recorrente da danificação do revestimento da estrutura, como por exemplo o surgimento de bolhas e o descascamento da pintura.
Caso o revestimento seja composto por pastilhas de cerâmica, a infiltração pode comprometer a sua aderência, causando o desprendimento destas pastilhas e o surgimento de micro-organismos (“lodo”) no rejunte destas cerâmicas.
A limpeza das calhas deve ser realizada em uma periodicidade de seis a doze meses, variando de acordo com as características ambientais da casa ou edifício. É importante limpar as calhas com uma frequência maior nas seguintes situações:
- Em locais com maiores índices pluviométricos;
- Nas estruturas cercadas por edifícios mais altos, pois podem acumular mais resíduos provenientes das coberturas e telhados destes vizinhos mais altos;
- Em unidades cercadas por árvores mais altas, devido a possibilidade de caída de folhas e galhos nas calhas.
A limpeza das calhas deve ser realizada retirando os resíduos maiores e depois a limpeza com jatos de água com mangueiras para remover as impurezas remanescentes.
Para diminuir o entupimento das calhas, é possível instalar telas de arame nas calhas e/ou no interior das tubulações para impedir a passagem de resíduos, como folhas e gravetos, durante o escoamento da água. Além disso, rufos metálicos são bastante utilizados para complementar o sistema de drenagem das águas pluviais.
Por fim, é imprescindível verificar o caimento das calhas para confirmar que não há acúmulo de água por erros de execução do sistema. Caso o caimento esteja inadequado ou até mesmo não exista, é necessário refazer toda a instalação do sistema para atender as normas respectivas e garantir seu perfeito funcionamento.
O planejamento e projeção de todo sistema construtivo é importantíssimo para seu perfeito funcionamento e maior vida útil. A NBR 10844 deve ser consultada para as instalações prediais de água pluvial.
Gostou desta matéria? Compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário abaixo e nos diga o que você gostaria de ver aqui em nosso blog!