LIMPEZA NO PÓS-OBRA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Conheça agora, as principais dicas para se fazer uma boa limpeza pós-obra da construção civil.

Com o fim da fase de acabamento de uma construção civil, inicia-se a etapa de limpeza dos resíduos deixados por ela. Pode ser uma etapa aparentemente simples, mas muitas pessoas e empresas acabam executando a limpeza de qualquer maneira, danificando os revestimentos, as pinturas ou mesmo peças, como as torneiras, os marcos das portas ou as louças sanitárias. A partir disso, surge a necessidade de se conhecer os cuidados básicos a serem tomados na limpeza final da sua obra. Para isso, nós listamos abaixo as principais dicas para tornar esse processo mais simples e eficaz, sem comprometer a qualidade do seu acabamento.

Primeiro passo da sua limpeza pós obra: Planejamento.

É importante ter em mente por onde a limpeza deve começar. Apesar de que a vontade de jogar água em tudo seja grande, é preciso pensar estrategicamente no começo, meio e fim da faxina. O conselho é que se inicie pelos ambientes mais afastados até a entrada da sua construção civil. Depois, a ordem deve ser limpar de cima para baixo, teto, paredes e piso. Esteja sempre protegido com luvas e um calçado adequado para a tarefa. Comece removendo a sujeira mais grossa, liberando espaço e abrindo caminho. Assim, você não perderá tempo tendo que limpar mais de uma vez o mesmo ambiente.

Comece de cima para baixo.

De maneira similar ao exemplo anterior em que definimos uma ordem do segundo para o primeiro andar, dentro dos cômodos é importante realizar a limpeza começando do teto e terminando no piso. Assim, você evitará que a retirada de excessos do gesso no teto, por exemplo, possa sujar o piso limpo. É valido lembrar também da necessidade de proteger os revestimentos ou pinturas sensíveis contra produtos ou técnicas utilizadas na construção civil. Uma espátula para retirada de excessos de tinta pode cair, por exemplo, no piso e danificar o revestimento.

Utilize os produtos removedores adequados na limpeza pós obra da sua construção civil.

O mercado da indústria civil disponibiliza uma variedade de produtos de limpeza com diversas aplicações, que vão desde os trabalhos domésticos diários até as limpezas pesadas, como a pós obra. Dessa forma, é importante pesquisar quais tipos de produtos podem ser utilizados na limpeza e saber aplicá-los para não danificar seu acabamento. Entre eles podemos destacar:

  • removedores de Epóxi;
  • removedores de tintas;
  • detergentes de limpezas diárias, para porcelanato e laminado;
  • removedor de ferrugem;
  • removedores de colas;
  • removedores de manchas.

Cada produto, pode ser encontrado no mercado com aplicações que dependem do tipo de revestimento ou tinta utilizada. Por exemplo, alguns removedores de Epóxi são recomendados apenas para revestimentos de porcelanato e outros para mármores e granitos. Você deve atentar-se para esses detalhes nas informações fornecidas pelos fabricantes, a fim de evitar que um piso, ou uma pintura, possa ser danificado com o produto.

Utilize EPI e EPC na construção civil.

A regra de ouro para séc. XXI é aliar trabalho com segurança. Mesmo em uma tarefa considerada simples, como a limpeza de obra, há riscos de acidentes e incidentes durante a execução. Em decorrência desses, surge a necessidade de utilizar equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva (EPC).

Para retirada de resíduos e impurezas da superfície de uma fachada, por exemplo, pode ser necessário a utilização de equipamentos de proteção coletiva, como escadas e/ou andaimes. Nessa mesma situação, a pessoa que está operando a atividade deve se assegurar de que nenhuma ferramenta vai atingir sua cabeça e de que ela está regularmente presa ao andaime, eliminando o risco de um acidente provocado por uma queda. Por isso, recomenda-se a utilização de capacetes, cintos de segurança e outros equipamentos de proteção individual.

Seguindo essas sugestões de dicas, a limpeza pós-obra será mais fácil e dinâmica de ser realizada.

O que acharam dessas dicas? Deixe nos comentários o que achou do post e sugestões do que querem ver por aqui!

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu