NBR 15575: SAIBA MAIS SOBRE A NORMA DE DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES HABITACIONAIS.

Cada vez mais se fala sobre a Norma de Desempenho, mas sobre o que fala esta norma?

A Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais tem como objetivo definir conceitos e requisitos para o correto e seguro comportamento das edificações e seus sistemas.

A NBR 15775 tem como premissa definir as propriedades necessárias dos diferentes elementos que compõe toda a edificação. Em outras palavras, utiliza-se os materiais que atendem as características definidas pela norma e de acordo com as necessidades da edificação a ser construída.

O desempenho de cada edificação varia de acordo com duas particularidades: sua localização e os seus habitantes. Então, o desempenho de uma edificação depende da condição de exposição da edificação, como o as condições climáticas do local influenciam na estrutura e os cuidados que os habitantes tem com o mesmo.

As condições climáticas do local da edificação influenciam na sua estrutura e como esta deve funcionar e reagir às influências, como por exemplo: o tipo de solo, as cargas gravitacionais e as características climáticas básicas como incidência solar, ventos e recorrência de chuvas e intempéries, entre outros.

Já os cuidados que os habitantes devem possuir com a edificação também irão impactar diretamente no seu bom desempenho e vida útil. Estes cuidados nada mais são que as devidas manutenções preventivas e corretivas, se necessárias. As manutenções preventivas tem exatamente a função de evitar as ações corretivas de manifestações patológicas que eventualmente podem surgir. Portanto, para manter o bom desempenho desta edificação construída conforme as devidas normas, é preciso conservá-la.

A NBR 15775 pode ser dividida primeiramente em seis partes:

  1. Requisitos gerais;
  2. Requisito para os sistemas estruturais;
  3. Requisitos para os sistemas de pisos;
  4. Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas;
  5. Requisitos para os sistemas de coberturas;
  6. Requisitos para os sistemas hidrossanitários.

Dentre estes requisitos, a Norma é subdividida em vários capítulos, detalhando todos os componentes de edificações habitacionais, independentemente da quantidade de pavimentos.

Esta subdivisão contempla os tipos de requisitos de vários tipos de desempenho (estrutural, térmico, acústico, lumínico), requisitos inerentes a segurança (contra incêndio e no uso e operação), definições de estanqueidade à água, conceitos de durabilidade e manutenção predial, dentre outros.

A negligência quanto ao atendimento das normas pode parecer uma redução de custos inicialmente, mas o surgimento de manifestações patológicas no futuro não tão distante exigirá o maior gasto com as ações corretivas. Este fato nada mais é que uma comprovação do famoso ditado: “o barato sai caro”!

Vai construir ou reformar? Planeje e conte com profissionais qualificados para melhor executar sua obra conforme as normas. A construção consciente garante resultados satisfatórios e proporcionam melhor custo x benefício.

A LF CONSTRUTORA possui uma equipe altamente qualificada no ramo da Engenharia Civil para melhor atendê-lo. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Gostou da matéria? Compartilhe e deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo!

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu