PELE DE VIDRO NA FACHADA

PELE DE VIDRO – CONHEÇA MAIS

As fachadas de vidro são uma opção inovadora e altamente funcional para a projeção de empreendimento comerciais e residenciais. Dentre as opções disponíveis, destaca-se a fachada pele de vidro e a fachada glazing, que possuem suas características próprias. Além disso, a correta limpeza dessas fachadas é essencial para manter sua aparência e eficiência.

O QUE É FACHADA PELE DE VIDRO?

A fachada pele de vidro é um sistema arquitetônico composto por painéis de vidro fixados diretamente na estrutura do prédio, sem a necessidade de molduras ou estruturas visíveis. Essa técnica confere um visual moderno e elegante à fachada do edifício, proporcionando maior entrada de luz natural e uma vista panorâmica do exterior. A fachada pele de vidro é geralmente utilizada em residências, prédios comerciais e escritórios que desejam se destacar pela estética e/ou onde a luminosidade são importantes.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PELE DE VIDRO E GLAZING?

Embora ambos elementos sejam sistemas de fachadas de vidro, a fachada pele de vidro e o structural glazing diferem em sua composição e aplicação. Enquanto a pele de vidro é composta por painéis de vidro fixados diretamente na estrutura do prédio por perfis de alumínio, a fachada estrutural glazing recorre à fixação dos vidros por meio de adesivos estruturais sem a necessidade dos perfis de alumínio ou outra estrutura de sustentação visível.

COMO LIMPAR FACHADAS DE VIDRO?

A limpeza adequada da fachada pele de vidro e outros modelos é fundamental para manter sua aparência e eficiência. Lembre-se que a sujeira acumulada nos vidros pode comprometer a entrada de luz natural e afetar a estética do edifício. A limpeza deve ser realizada regularmente e de forma cuidadosa, levando em consideração o tipo de vidro utilizado e as condições do local. É recomendado o uso de produtos de limpeza específicos para vidros e a contratação de profissionais treinados e equipados para executar o serviço de forma segura. Vale destacar, ainda, que o mercado vidreiro possui opções que facilitam a manutenção das estruturas envidraçadas, como os vidros autolimpantes – que se limpam com o auxílio dos raios solares e chuva, por exemplo.

QUAIS OS TIPOS DE FACHADAS DE VIDRO?

Além da fachada em pele de vidro e da fachada estrutural glazing, existem outros tipos de fachadas de vidro muito utilizadas em projetos arquitetônicos, com destaque para os seguintes modelos:

  • 1 Fachada cortina: Em alguns casos, esse modelo também é denominado de fachada pele de vidro. Trata-se de um sistema onde os vidros são fixados em estruturas de alumínio, formando uma cortina de vidro que cobre toda a fachada do edifício. É uma opção versátil, permitindo diferentes configurações e combinações de vidros.
  • 2 Fachada spider glass: Também reconhecida como fachada aranha, é um sistema de fachada envidraçada onde os vidros são fixados por pinças de aço inoxidável, proporcionando uma aparência leve e elegante à fachada. É muito utilizada em projetos arquitetônicos contemporâneos, pois é capaz de conferir um visual sofisticado e moderno.

  • 3 Fachada grid: A fachada grid é um dos primeiros modelos de fachada envidraçada a se popularizar no mercado arquitetônico. A fachada grid conta com estruturas de alumínio que ficam responsáveis por acomodar as placas de vidro, como se o mesmo estivesse emoldurado, pois a estrutura de alumínio fica visível. Trata-se de uma modelo versátil, eficiente e de fácil acesso.
  • 4 Fachada sistema unitizado: O sistema de fachadas de vidro unitizadas proporcional flexibilidade arquitetônica aos profissionais, pois facilita a projeção de ângulos e curvas nas fachadas envidraçadas. Isso ocorre, basicamente, porque esse modelo de fachadas envidraçadas é composta por módulos inteiros que se encaixam cirurgicamente.

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu