Descubra agora o que é uma smart home.
O que parecia apenas uma ficção, aos poucos tem se tornado uma realidade. Popularizadas especialmente pelo cinema em diferentes produções futuristas, a smart home, ou casa inteligente, com tecnologia por todos os lados, deixou de ser apenas fruto da imaginação e já está presente em nosso mundo.
De forma simplificada, podemos definir uma smart home como uma casa capaz de realizar diferentes tarefas por meio de uma conexão com a internet. Assim, os moradores têm, à disposição, uma série de serviços e comodidades que podem ser gerenciados a distância.
Essas funções podem ser controladas de forma remota, por meio de um tablet ou smartphone. As tarefas também podem ser pré-agendadas para execução em um momento específico. Funções também podem ser programadas de forma a gerenciar automaticamente recursos ou serviços.
Como transforma sua casa em uma smart home
Transformar sua casa em uma smart home pode ser uma tarefa emocionante e gratificante, mas também pode ser um pouco intimidador se você não estiver familiarizado com as tecnologias envolvidas. Por isso, aqui estão alguns passos gerais que você pode seguir para começar a transformar sua casa em uma smart home.
Sistema de Iluminação
A ideia de controlar a iluminação da casa pelo smartphone é inovadora e prática. O proprietário e demais moradores autorizados podem ajustar a luz segundo seu humor, clima e necessidades.
Os ambientes se tornam mais claros, mais escuros, coloridos, aconchegantes ou perfeitos para produtividade. Tudo isso pela iluminação!
Além disso, o sistema também pode ser programado para apagar, acender ou modificar as luzes. Que tal sincronizar o seu despertador com as luzes? É possível na smart home!
Climatização
Além de deixar a iluminação perfeita com apenas alguns toques, a temperatura da sua casa também pode ser controlada diretamente pelo seu smartphone ou sistema inteligente.
Por meio da tecnologia, você permite que os ambientes sejam aquecidos ou resfriados, independentemente de onde você esteja. Afinal, tudo é controlado pela internet e Bluetooth.
Cortinas e Persianas
A ideia de acordar com a luz do sol é um motivador para várias pessoas. Porém, e quem não gosta de dormir com as cortinas abertas? A tecnologia resolve!
Uma facilidade nas casas inteligentes é o sistema de cortinas e persianas automatizadas elas podem ser integradas com os sistemas de iluminação e climatização, assim, a partir de um horário definido elas abrirão e fecharão, em todos ambientes ou apenas nos programados.
Sistema de Som
Este sistema tem o objetivo de conectar o áudio e vídeo das casas inteligentes. Além de tornar o “cinema caseiro” mais emocionante, ele também pode reproduzir os sons de projetores e smartphones.
Uma tendência é integrar com os sistemas de iluminação e persianas, assim, você poderá escolher sua música favorita para o amanhecer.
Fechaduras
Em tempos de tanta tecnologia, os sistemas inteligentes também já alcançaram a área de segurança das casas. As chamadas “Smart Locks” são controladas pelo smartphone do dono, que pode desbloquear e bloquear as portas de casa com um toque. Alguns sistemas também funcionam por aproximação, leitura facial e até leitura da íris.
Água e Sustentabilidade
O meio ambiente também tem vez no mundo da tecnologia! O sistema de água pode ser controlado por meio da instalação de sensores de vazamento.
Quando inseridos nos banheiros, máquinas de lavar roupa e louças e até mesmo nas torneiras, esses sensores alertam os donos sobre possíveis vazões de água. A economia é inteligente para o bolso e a natureza.
Tomadas USB
Praticamente todos os aparelhos e sistemas de uma casa inteligente podem ser comandados pelo smartphone. Então, nada mais funcional do que a instalação de diversas tomadas USB pela smart home!
Na cabeceira da cama, no braço do sofá, na bancada da cozinha e, muitas vezes, até no banheiro, esses dispositivos devem se tornar “comuns” nos próximos anos.
As casas inteligentes já são parte do presente de muitas pessoas, oferecendo não só mais praticidade e comodidade, mas também segurança. E você já conhecia à smart home?