ADITIVOS, O QUE SÃO E QUAIS OS TIPOS.

Na construção civil um aditivo, conforme o próprio nome sugere, é um material adicionado a uma mistura em estado fresco, podendo ser uma argamassa de reboco, por exemplo, ou acrescentado ao concreto.

Aditivos podem ser utilizados para modificar algumas propriedades físicas de uma massa, tanto em seu estado fresco, quanto posteriormente em estado endurecido. De forma geral, o objetivo de um aditivo é aprimorar a qualidade da massa ou reduzir suas particularidades falhas. Dentre as características possíveis de se alterar:

  • Absorção de água;
  • Bombeamento;
  • Calor de hidratação;
  • Compacidade;
  • Consistência;
  • Durabilidade, aumentando a vida útil da estrutura a longo prazo;
  • Fluidez;
  • Permeabilidade;
  • Plasticidade;
  • Resistência;
  • Retração;
  • Tempo de pega e/ou cura;
  • Trabalhabilidade.

Os aditivos podem ser encontrados em dois estados: líquidos ou em pó. Neste último caso o aditivo é bicomponente, devendo misturar o pó junto a um líquido específico.

Existem vários tipos de aditivos, cada um com uma determinada função. Vamos listar alguns mais comuns e suas utilidades, dentre eles:

  1. Aditivo acelerador de pega:

Como o próprio nome sugere, este aditivo acelera o tempo de pega e de cura da mistura ao acelerar as reações de hidratação e endurecimento da massa. O aditivo acelera esse processo agindo para facilitar a dissolução da cal e da sílica nos silicatos, e da alumina nos aluminatos. Com isso, há o desenvolvimento rápido da resistência inicial (dos primeiros dias) da estrutura durante sua cura. Este tipo de aditivo é comumente utilizado em obras onde é necessário realizar a rápida desforma da estrutura após a concretagem, para estruturas pré-moldadas e para pavimentação.

  1. Aditivo retardador de pega:

Contrário ao acelerador, este aditivo retarda a hidratação inicial do cimento, que consequentemente desacelera o endurecimento da massa. Este aditivo tem a mesma capacidade de cortar a água de um plastificante, porém, é um processo de início ao fim do tempo de cura do concreto. Além de permitir maior tempo de manuseio do concreto, esse aditivo aumenta a resistência mecânica da estrutura e evita o surgimento de fissuras e trincas. É utilizado para massas em locais de temperaturas atípicas (muito baixas ou muito elevadas) ou de grandes distâncias entre o local da usina e da concretagem. Também é comum utilizar este aditivo em longas e volumosas concretagens.

  1. Aditivo impermeabilizante:

Este aditivo tem como função impermeabilizar os poros da mistura, onde formam películas nos poros das massas com intuito de absorver e repelir a água presente nestes poros. É um aditivo normalmente utilizado em argamassas para revestimentos externos ou que terão contato direto com água e umidade, como por exemplo em fachadas.

  1. Aditivo plastificante:

Também chamado de redutor de água, este aditivo tem como objetivo manter ou reduzir, em até 12%, o consumo de água na massa, sem reduzir sua trabalhabilidade. Deste forma, reduz-se a possibilidade de fissuração da estrutura uma vez endurecida e aumenta sua resistência mecânica final. Este aditivo pode ser utilizado para diminuir o consumo de cimento ou melhorar o abatimento da mistura.

  1. Aditivo super e/ou hiperplastificante:

Este aditivo possui as mesmas funções do aditivo plastificante, de reduzir a relação água-cimento, além de facilitar o espalhamento da massa. A diferença entre ambos é a porcentagem de redução do volume de água na mistura, podendo chegar desde 20% até 30%. Por isso, utiliza-se esse aditivo em menor quantidade, além de possuir um custo mais elevado. É indicado em para produção de concreto auto adensável ou de alta resistência.

  1. Aditivo incorporador de ar:

A função deste aditivo é incorporar microbolhas de ar na mistura para reduzir a tensão superficial da água.  Esse aditivo aumenta a resistência, plasticidade e impermeabilidade da massa, além de melhorar o desempenho termo acústico do local utilizado. É um aditivo indicado para concretos pobres em material fino e para composição de misturas fluidas.

  1. Lubrificante e aglutinante

Esses aditivos tem como função aumentar a coesão e absorção de água durante a utilização da massa, sem modificar o tempo de pega e a plasticidade. São aditivos normalmente usados para facilitar o bombeamento de concreto.

  1. Microssílica

A função principal deste aditivo é também de melhorar o desempenho da mistura, normalmente o concreto, além de aumentar sua resistência mecânica e impermeabilidade. Por isso, é um aditivo usado em projetos bastante complexos e que exigem uma maior segurança.

  1. Polímeros

Estes aditivos funcionam como estabilizantes e expansores, oferecendo plasticidade e aumento de volume de uma determinada mistura. São utilizadas em argamassas para encunhamento e tratamento de alvenarias. Também podem ser utilizadas em argamassas de assentamento de revestimentos de paredes e tetos devido a capacidade de aumentar a aderência e resistência do concreto.

É importante seguir corretamente as instruções de uso de cada aditivo, atentar-se a data de validade e a forma correta de armazenagem. Também é imprescindível utilizar os aditivos conforme orientações técnicas de um Engenheiro Civil, garantindo a qualidade da massa e consequente estrutura como um todo.

A LF CONSTRUTORA possui uma equipe altamente qualificada no ramo da Engenharia Civil para melhor atendê-lo. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Gostou da matéria? Compartilhe e deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo! Queremos saber a sua opinião!

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu